terça-feira, 27 de setembro de 2011

Riquezas da Terra



Foto: A carnaubeira
A carnaubeira, palmeira peculiar da região semi-árida do nordeste brasileiro, encontra-se abundantemente em nossa terra, tanto que denomina a mesma. A carnaubeira ou simplesmente carnaúba, é conhecida como “árvore da vida”, ”, já que a mesma proporciona uma infinidade de usos ao homem. As suas raízes são usadas no ramo medicinal, destacando-se como um eficiente diurético; o tronco fornece madeira de qualidade bastante utilizada nas construções, seus frutos são nutritivos, usados na ração animal, as palhas são bastante utilizadas na cobertura de casas e produção artesanal, como fertilizante dos solos é também das palhas que se extrai o pó, essa ultima é a atividade mais importante no ciclo econômico da carnaúba, pois o pó extraído da carnaubeira é a matéria-prima da cera, que possui inúmeras aplicações no ramo industrial.
A cera de carnaúba, atualmente, aparece na composição de alguns medicamentos, como também é utilizada na fabricação de cosméticos, em embalagens de alimentos, em filmes plásticos e fotográficos. Está presente nas ceras polidoras de pisos, móveis, couros e carros, nas tintas, nos produtos de desenho e no papel carbono etc. Sendo a cera da carnaúba um produto bem cotado na pauta de exportações, os principais países importadores da cera de carnaúba são: Dinamarca, Espanha, frança e Estados Unidos; este último é responsável por 76% das exportações
 Outro fator positivo esta relacionado ao período de safra da carnaúba, que coincide com o período de estiagem das chuvas, oferecendo possibilidades de atividades econômicas no período ocioso da produção agrícola, tratando-se, portanto de importante alternativa na composição da renda familiar das comunidades rurais.
Tamanha riqueza SUSTENTÁVEL não pode ser deixada de lado. O município de Carnaubais é muito rico, basta que haja empreendedorismo para transformar as oportunidades em crescimento e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário